[ruby_related total=5 layout=5]

SBT: Televisa é um dos alvos para venda da emissora

O SBT está a venda e isso não é mais novidade para ninguém, porém mais novidades a respeito da venda da emissora continuam a surgir. E, segundo informa o site Notícias da TV, a Televisa é um dos alvos de Silvio Santos. Porém, diversos fatores dificultam a venda da emissora, veja quais:

ALTO VALOR

O valor que Silvio Santos pede pela venda do SBT é considerado alto demais. Atualmente, Silvio Santos pede US$ 1 bilhão, o que, na cotação atual dá mais de 5 bilhões de reais. Valor esse que é considerado alto demais, fora que o SBT não oferece um plano de longo prazo para que o grande investimento dê lucro para o comprador.

Esse valor de 1 bilhão de dólares foi uma surpresa, isso porque no fim de 2021, Silvio havia divulgado para alguns que queria 1 bilhão de reais. Porém, quando foi procurado por um grupo interessado ano passado, teria dito que o valor na verdade seria o mesmo, mas em dólar.

VENDA PARA TELEVISA E LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Vender o SBT para Televisa é um desejo da própria emissora, porém a legislação brasileira não permite a propriedade estrangeira de grupos de mídia nacionais. Atualmente, um grupo estrangeiro só pode ter 30% de um grupo de mídia nacional, como o SBT. Jair Bolsonaro pretendia mudar essa lei, porém acabou desistindo após um pedido de Edir Macedo.

Com as eleições se aproximando, dependendo do próximo presidente, essa legislação pode mudar, e aí sim o SBT poderá ser vendido para a Televisa. Porém, é um período longo de espera. A parceria entre a Univision e a Televisa é um desejo do SBT. Além da Televisa já ser parceiro do SBT, a união teve apoio do Google, que também é parceiro do SBT.

“A Televisa seria o parceiro ideal. Já conhecemos, temos acordos de longa data, e eles têm conteúdo e capital. Se a tecnologia do Google vier junto, não seria ruim”, disse um funcionário do SBT.

RATINHO COMPRAR O SBT

Ratinho poderia ser um dos compradores do SBT. O apresentador já é dono da Rede Massa, que tem 5 emissoras afiliadas ao SBT. A Rede Massa também possui serviços nas áreas de agropecuária, administração de imóveis e licenciamento de marcas, personagens e programas de televisão, entre outros segmentos de negócios.

LEIA TAMBÉM:
SBT trabalha em novo reality show de confinamento
Ratinho compra novo formato para tentar salvar audiência

O apresentador conseguiria sim dinheiro para comprar o SBT. Mas teria que investir outro grande valor para manter a emissora relevante na disputa, e isso seria bem caro. Fora que não há certeza de que esse investimento gerará lucro por agora.

No fundo do poço, SBT tenta reagir, mas resultado é desastroso

A crise de audiência apertou no SBT. Nos últimos meses, a emissora viu seus números despencarem no Ibope. E parece que nada salva mais a emissora de Silvio Santos. Mesmo se mexendo com mudanças na programação e lançamentos de novos formatos, o canal não deixa o fundo do poço.

O público vem mostrando desinteresse em tudo que é exibido no SBT. Desde os programas de auditório ao futebol renomado da Champion Legue e Libertadores da América. Dessa forma, mesmo a emissora investindo em novidade, o resultado é o mesmo: audiência abaixo do esperado. Com isso, a vice-liderança fica mais distante.

Só para ter uma ideia, o SBT completou mais de 2 anos em terceiro lugar. Somente neste ano, a emissora de Silvio Santos perdeu todos os dias para Record TV. A emissora do Bispo Macedo ganhou distância do canal de Osasco. A tradição do Sistema Brasileiro de Televisão em se acomodar com seus resultados razoáveis e oferecer programas de gostos duvidosos levantaram esta barreira com o público que se vê hoje.

O acertado acordo com Conmebol para exibir os jogos da Libertadores aumentaram o faturamento, mas o que se viu na audiência foi bastante aquém. Além de derrubar drasticamente em comparação aos jogos exibidos pela Globo, o SBT se mostrou falho que consolidar o futebol em sua programação. Mesmo sem nenhum custo adicional, o público prefere buscar jeitos alternativos para assistir ao sintonizar no sinal aberto da emissora.

Em ilusão a Band, uma emissora menor que o SBT em toda a sua história, se deu bem em cativar o público e autoestimular o “canal dos esportes”. Não surpreende, que a todo jogo de futebol exibido pelo canal se vê bons números. O caso recente foi a audiência dos jogos da Copa da África do Sul, que chamou interesse do público, marcando média de 3.0. Em alguns jogos, em outrora, partidas divididas com pela Globo da Champion Legue alcançava, não raramente, cerca de 8 pontos. Já o que se observa no SBT é total fiasco no Ibope.

Às últimas novidades lançadas pela emissora decepcionaram bastante. Quem se lembra do programa Te Devo Essa! Brasil? e a atração Mestre da Sabotagem, que está no ar com reprises. Pois bem, ambas fecharam primeira temporada com números baixos e completamente esquecíveis. O fato chave é que mesmo com público buscando renovação e novas atrações, o SBT não consegue alcançá-los nem se mexendo. É imagem de uma emissora degastada.

Até as novelas infantis, a emissora de Silvio Santos estragou pela sua falta de planejamento. Agora, reprisando as mesmas novelas sem fim, o canal tenta reagir com a nova fase de As Aventuras de Poliana, chamada de Poliana Moça. Espera-se que o canal veja sua audiência aumentar com os novos capítulos. Fora do ar, desde setembro de 2020, a novela tenta renovar o gás do SBT na programação noturna.

Agora só resta esperar os próximos passos do canal para renovar sua imagem e reconquistar o público. Será que irá conseguir?

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais