Os detalhes de como o SBT virou uma potência esportiva

São Paulo vence e ajuda SBT
O narrador esportivo, Téo José no SBT (Foto/Reprodução: SBT)

O SBT virou uma potência esportiva. Detentor dos direitos de transmissão de importantes competições como: Libertadores da América, Copa América, Champions League, Supercopa da UEFA e Liga Europa, a emissora quer mais. O futebol se tornou a principal audiência do canal paulista e muito importante no aumento do faturamento.


De acordo com o site Notícias da TV, o SBT demonstra interesse no Campeonato Paulista. A competição termina o seu contrato com o Grupo Globo neste ano e já está em conversas com emissoras interessadas no torneio para a partir do ano que vem. As tratativas estão sendo conduzidas pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

O monitoramento da emissora nas competições é feito de modo estratégico. O planejamento é feito com a colaboração de vários departamentos, principalmente o comercial. Existe um teto de segurança na oferta que não pode ser ultrapassado, o valor é estipulado por meio de uma pesquisa com o mercado. Depois disso, o teto é fixado e ofertado.

No caso do Campeonato Carioca, esta prática foi observada. O SBT era favorito para ficar com os direitos de transmissão, ofereceu R$16 milhões por dois anos de contrato. No entanto, a Record TV atravessou o negócio e fechou por R$26 milhões pelo mesmo tempo de contrato, a emissora de Sílvio Santos não quis cobrir a oferta devido ao seu planejamento. De acordo com Gabriel Vaquer, a situação foi vista como positiva, pois o SBT entrou mais forte na disputa pela Champions League.