[ruby_related total=5 layout=5]

Por que será difícil a volta do monopólio global no futebol?

Corinthians
Maycon, jogador do Corinthians (Foto/Reprodução: Conmebol)

A Globo dominou os direitos de transmissão de eventos esportivos até a chegada da pandemia que mudou os rumos do mercado. O grupo carioca transmitia todos os campeonatos esportivos relevantes, desde os campeonatos regionais até os internacionais, como a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas.

Antes de tudo, estes altos gastos com as compras dos direitos traziam bom retorno de audiência e faturamento que contribuíam muito para o lucro anual do Grupo Globo. Além destes benefícios, a emissora preenchia a grade da televisão aberta, dos canais pagos do Sportv e ainda criou um Pay Per View que libera todas partidas de futebol para os seus assinantes que pagam o pacote.

No entanto, este monopólio acabou caindo quando o vírus da Covid-19 e a crise econômica fez a Globo revisar seus contratos. O Grupo também planejou sua postura em relação aos gastos. Neste contexto, a emissora perdeu a Libertadores e a Copa América para o SBT. A Fórmula 1 foi para a Band, os Campeonatos Paulista e Carioca para a Record TV.

Leia Também:
Conmebol ganha com licitação da Libertadoes e Sulamericana
Liga das Nações: Globo e Disney adquirem campeonato

De acordo com o Grupo Globo, a ideia é comprar apenas os campeonatos de suma importância. Sobretudo, neste contexto, a Libertadores está de volta na Globo depois de 3 temporadas na emissora de Silvio Santos. Entretanto, não conseguiu trazer o torneio para os canais Sportv e também não terá Pay Per View. Agora, o maior grupo de comunicação do país planeja recuperar a Copa do Nordeste que atualmente está no SBT.

Fim do monopólio no futebol

Todavia, é possível perceber que o monopólio que um dia já teve, agora é pouco provável. Nas plataformas pagas, a Disney, a Paramount e a WarnerMedia estão entrando com dinheiro estrangeiro, dificultando a concorrência. Na televisão aberta, as quatro maiores emissoras estão investindo em futebol, algo que não acontecia antes. O motivo desse investimento é uma maior audiência e faturamento

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais