Coração Indomável está em sua segunda reprise pelo SBT, em todas as exibições fez um baita sucesso, e isso está sendo repetido em 2021.

Por que as novelas mexicanas não estão no alto horário nobre?

Por que as novelas mexicanas não estão no alto horário nobre? A discussão é ampla de questionamentos, entretanto a resposta é muito simples. O SBT não se pronuncia sobre o assunto de forma direta, no entanto é compreensível as razões que a emissora acaba deixando passar.

É verdade que os dramalhões mexicanos caíram no gosto brasileiro desde o século passado. Com o sucesso de audiência, não deixam de serem exibidos pelo SBT. Além disso, de acordo com a audiência do Ibope, as produções têm sido armas fundamentais para impulsionar a grade noturna do SBT e a média dia de audiência.

O telespectador Lucas Lemos gostaria de assistir novelas mexicanas no horário mais nobre da televisão aberta, hoje ocupado pela reprise de “Chiquititas”: “Gosto de novelas mexicanas, e não tem muitas opções na televisão aberta de noite”.

Diante desse cenário positivo, por que não exibir nesse horário? Primeiramente, o faturamento. As produções infantis vendem bons espaços publicitários e faturam muito com produtos licenciados. As novelas mexicanas conseguem um importante posicionamento no mercado, entretanto é menor.

O segundo ponto é a audiência. De acordo com os números do Ibope, as produções infantis do SBT fecham suas médias gerais entre 10,5 e 12,4 pontos, um verdadeiro fenômeno para os padrões da emissora. Com médias tão boas, não é possível cravar que as mexicanas conseguiriam os mesmos resultados ou melhores.

No entanto, o terceiro ponto também é importante. O SBT quer manter o público juvenil no horário, já que está consolidado desde “Carrossel” no ano de 2012. No caso das novelas mexicanas no horário, teria que começar com o trabalho de troca de público.