Pantanal

Pantanal pode entrar no ar totalmente gravada

Com a pandemia, as emissoras precisaram se reinventar quanto à gravação de suas novelas. Na Globo, por exemplo, sempre teve-se o hábito de gravar cenas próximo de irem ao ar, e gravar várias ao mesmo tempo, por ter espaço e capacidade para isso. Atualmente, estão sendo gravadas 3: Quanto Mais Vida Melhor, Pantanal e Um Lugar Ao Sol. Mas, após o que aconteceu com Salve-Se Quem Puder e Amor de Mãe, que tiveram que ser interrompidas na metade por causa da pandemia de COVID-19.

Na Record, o costume foi de sempre gravar perto também, e Amor Sem Igual foi outra interrompida, mas essas interrupções na Record já ocorriam antes da pandemia, e agora, mesmo com a situação no Brasil voltando ao normal, a Record ainda grava capítulos com pouca frente para ir ao ar. Já a Globo, parece que irá adotar uma nova estratégia em gravações, gravando várias frentes de capítulos antes de ir ao ar, essa estratégia começou com Nos Tempos do Imperador, que segue no ar, e pelo visto irá até mesmo após, pois segundo Flávio Ricco, Pantanal deve entrar no ar totalmente gravada.

Também nos acompanhe no Facebook, Instagram e Twitter

As gravações da primeira fase de Pantanal começaram há algumas semanas e, já em outubro, começarão as gravações da segunda fase, que terá Alanis Guillen no papel de Juma Maruá. Vale lembrar, que muitas estão sendo feitas de forma externa, e a Globo pretende adiantar o máximo, para não correr o risco de uma nova onda da COVID-19 com a variante Delta, e precisar parar as gravações e colocar novamente uma reprise, como aconteceu em abril, quando Um Lugar Ao Sol estava prevista para entrar após Amor de Mãe, e precisou ser substituída pela reprise de Império.

Isso é bom para evitar que Pantanal ou outra seja interrompida por uma nova onda de COVID-19, mas ao mesmo tempo é ruim, porque se fracassar, não há como usar grupos de telespectadores para fazer mudanças na trama.