Manchete: SBT tem direitos sobre as novelas do canal?

Manchete
Ana Raio e Zé Trovão, da TV Manchete

Quando o SBT anunciou uma nova faixa de novelas na hora do almoço, alguns sites noticiaram que a novela Ana Raio e Zé Trovão, da Manchete, seria uma das escolhidas. Porém, logo depois o SBT confirmou que não iria acontecer, e que as reprises seriam Carrossel, Esmeralda e Paixões Ardentes.

Mas a pergunta ficou, porque o SBT decidiu não reprisar a novela de sucesso da Manchete, já que foi exibida em 2010? O SBT tem os direitos sobre a versão original de Pantanal? E a resposta, é NÃO. A única das tramas da Manchete que o SBT possuía os direitos oficialmente era Pantanal, e mesmo assim deu um grande problema na justiça, que vamos explicar mais abaixo.

Por isso a exibição de Ana Raio e Zé Trovão foi cancelada. Exibir a novela de 1990 da Manchete seria ilegal para o SBT, que não possui os direitos. E o SBT não queria outra briga como a com Benedito Ruy Barbosa, que foi feia e até hoje rende processos, entenda mais abaixo.

SBT exibiu Pantanal da Manchete e tomou processo; entenda a história completa

Em 2008, o SBT exibiu a versão original de Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa para a falida TV Manchete. Porém, o autor logo entrou com um processo contra a emissora, alegando que a edição da novela apresentada pela emissora, com cortes de cenas e supressão de diálogos, teria atingido sua honra e reputação.

Os cortes feitos pelo SBT na novela seriam devido a danos que as fitas originais tinham sofrido. Foi na mesma época que a Globo adquiriu os direitos da trama para fazer o remake (que está no ar hoje). Bem, o processo movido por Benedito Ruy Barbosa foi negado duas vezes, até um ministro relator do caso dar parecer favorável. Entendeu-se que, apesar de o SBT ter comprado parte da Manchete, seria necessário uma autorização do autor para exibí-la.

Então, em 2009 o autor ganhou o processo contra o SBT, e o STJ decidiu que os direitos de Pantanal são de Benedito Ruy Barbosa, e não do acervo da Manchete. Recentemente, Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original de Pantanal, ganhou um novo processo movido contra o SBT. E agora a emissora de Silvio Santos terá de lhe pagar um grande valor em dinheiro, que ainda será definido pelo Superior Tribunal de Justiça.

O SBT já havia pago R$ 250 mil a Benedito Ruy Barbosa pelo processo movido, porém desde a época o autor achou o valor baixíssimo, e chegou até a pedir R$ 50 milhões, que foi negado pela justiça. Nesta terça, porém, o STJ acatou o pedido do autor, e uma perícia será feita para decidir o novo valor a ser pago pelo SBT, já que o autor diz que a emissora ganhou muito mais com a exibição em 2008.

Total
16
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post
TAGEM

TAGEM é exemplo de organização na Record

Next Post
Master Chef

Master Chef tem corte brusco na Band em nova temporada

Related Posts

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais