Nada de “edição especial”: reprises das novelas são exibidas na íntegra durante a pandemia

Novelas são reprisadas durante a pandemia
Novelas são reprisadas durante a pandemia (Foto: Globo)

Em meados de março, quando foi declarado estado de pandemia da COVID-19, a Rede Globo, o SBT e a Record, se viram obrigadas a paralisarem as gravações de suas novelas para não alastrar a disseminação do vírus, e tiveram que apelar para reprises enquanto a situação não melhorava. Na época, “Viva a Diferença” foi escalada para o horário de “Malhação”, “Novo Mundo” foi escalada para o horário das seis, “Totalmente Demais” para o horário das sete, e “Fina Estampa” para a faixa das nove. Na Record, “Apocalipse” foi escalada para o lugar de “Amor Sem Igual”, e “Jesus” para esquentar a faixa para “Gênesis”. No SBT, mesmo com muitas críticas, a escolha de “Chiquititas” para o lugar de “As Aventuras de Poliana” foi mantida, mesmo com seus quase 600 capítulos.

De início, todas as reprises foram anunciadas como “edições especiais”, ou seja, versões compactadas das novelas originais, apenas para ocupar espaço, visto que de início a situação no nosso país não estava tão crítica e muitos tinham esperança que estaria normalizado em meados do ano, hoje estamos no meio de Setembro e algumas novelas já retomaram as gravações, mas estreia mesmo só em 2021, porém o SBT ainda segue em hibernação.

Começando com a Globo, a única que realmente foi “reduzida” foi “Novo Mundo”, que de seus 160 capítulos originais, teve 131, hoje a faixa é ocupada pela reprise de “Flor do Caribe”, que segue na íntegra. Na faixa das sete, “Totalmente Demais” é a segunda que está menos adiantada, atualmente a mesma está em seu 144º capítulo da reprise, correspondente ao 151º original, o que não é nada difícil de entender, a reprise é a maior audiência da faixa em mais de 8 anos, estando quase 5 pontos acima da sua meta estipulada.

Na faixa das 9, “Fina Estampa”, de início estava com uma edição ágil, mas deu uma mornada da metade pra cá, atualmente a novela está no seu capítulo 151 da reprise, correspondente ao 181 original, 30 capítulos adiantados. E por último, mas não menos importante, a reprise da temporada de sucesso “Malhação: Viva a Diferença” segue na íntegra, atualmente no 114º capítulo original e da reprise, com apenas alguns cortes pra se adequar ao horário.

Na Record, “Apocalipse” de início teve cortes violentos, chegando a compactar 15 capítulos em 1, porém depois do “Arrebatamento”, que se deu no capítulo 56, a reprise começou a ser na íntegra, e atualmente está no capítulo 104 da reprise, correspondente ao 147 original, acaba próxima semana. E “Jesus”, segue na íntegra sem corte algum, somente alteração de algumas trilhas sonoras, está no 109 original e da reprise.

No SBT, a reprise de “Chiquititas” segue sem cortes, apenas com algumas edições. Atualmente no capítulo 54 da reprise, a novela está no 67 original. Ainda faltam quase 500 capítulos. Haja paciência.

This site uses cookies. By continuing to use this site, you accept the use of cookies.