Novelas curtas estão invadindo o streaming

Novelas curtas em formato de série
Atores de Supernatural (Foto/Divulgação: CW)

Novelas curtas estão invadindo o streaming. Produtoras das plataformas de streaming demonstram interesse em produzir novelas curtas em formato de séries. A notícia aquece o mercado de trabalho da área com a multiplicação de produções.


De acordo com o site Jornal Cruzeiro e informações de Flávio Ricco, Netflix e HBO já possuem planejamento em andamento das suas produções. Entretanto, a novidade não é tão inédita assim. Em centros como Brasil, Estados Unidos, México, Canadá e até na Ásia, as séries muitas vezes ganham muita repercussão. Como consequência, elas acabam tendo várias temporadas e ultrapassando o número de capítulos de várias novelas.

O que muda é o formato do enredo, roteiro e produção das novelas. Em formato de séries, a trama ganha velocidade em suas histórias, seja no núcleo principal ou paralelo. Outra mudança notável é o tamanho do elenco que fica bem menor em relação a uma novela. A agilidade da trama corta possíveis “barrigadas” que deixam as produções com desenvolvimento mais lento e aumenta o número de capítulos .

O mercado internacional está atento nessas mudanças e consome este tipo de produto. Não apenas em seus canais de televisão aberta ou fechada, mas também nas plataformas de streaming que ganham cada vez mais público. Entretanto, também se observa que o modo de produção da televisão aberta também está mudando aos poucos. De acordo com o modo de produção das novelas, as tramas estão mais curtas e objetivas