[ruby_related total=5 layout=5]

Renascer altera trama original para evitar transfobia contra Buba

Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer
Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer (Reprodeução/Globo)

A novela Renascer, originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e ao ar em 1993, foi adaptada por seu neto, Bruno Luperi, para os tempos atuais. A nova versão estreou em janeiro de 2024.

Na adaptação, Luperi fez mudanças significativas no perfil da personagem Buba, interpretada por Gabriela Medeiros. Ao contrário da versão de 1993, onde Buba era intersexo, na versão de 2024, Buba é uma mulher trans.

Além disso, a nova versão de Renascer, abordou de maneira mais sensível a questão do “nome morto” – o nome de registro ou outra alcunha anterior de uma pessoa trans. Na versão de 2023, Buba deixou claro para José Inocêncio (Marcos Palmeira) que deve ser chamada unicamente por Isabela.

“A sensação que eu tenho é que eu sou um livro aberto enquanto você é uma caixinha de surpresas”, reclamou o publicitário. “Eu não sei nem o seu nome”, acrescentou.

“Meu nome é Isabella”, emendou a personagem de Gabriela Medeiros. “O seu nome de verdade”, insistiu o filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

“Não tem nome de verdade”, continuou a psicóloga.”Antes, o seu nome de antes”, continuou o sócio de Eriberto (Pedro Neschling).

“Não existe”, devolveu ela, que se irritou com a insistência de Venâncio.”Para mim, existe. Eu não sei quem são os seus pais, não sei nada. Estou cansado de sempre me privar, pisar em ovos, sem saber o que vou falar de errado”, disparou ele em Renascer.

Essas mudanças refletem uma maior compreensão e respeito pelas questões transgênero na sociedade atual, contrastando com a abordagem cômica da versão original de 1993.

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais