Por que as produções asiáticas tem ganhado força?

Doramas ganham popularidade no mundo (Foto/Reprodução: Netflix)

Por que as produções asiáticas tem ganhado força? A dramaturgia do oriente tem crescido na preferência do público não só no Brasil, mas também em outras partes do planeta. Em formato de série e histórias objetivas, os “doramas” viraram os queridinhos de muitos.

No entanto, qual seria o motivo de tanto sucesso? As séries da Coréia do Sul, China e Japão possuem características diferentes da produção no ocidente. O romance tem mais valor, ganha mais espaço, foge da vulgaridade e cenas de sexo explícito.

Antes de tudo, as cenas de beijo demoram para acontecer nas tramas, pois existe uma construção mais demorada dos relacionamentos. Diferentemente das novelas brasileiras, os “doramas” possuem poucos episódios e a trama é muito ágil no seu desenvolvimento. Os personagens conseguem resolver seus problemas rapidamente.

LEIA TAMBÉM:
Guerra na dramaturgia favorece público na televisão aberta
Round 6 (Squid Game) fenômeno do momento da Netflix é bom mesmo?

No entanto, outros pontos também são importantes. A cultura oriental chama atenção pelas suas diferenças e características. A curiosidade desperta o consumo e o interesse pelas produções asiáticas que aproveitam para “vender” a sua cultura, comida, educação e músicas. O K-pop não para de ganhar mais seguidores e já ganha destaque até mesmo nos assuntos mais comentados do Twitter.

Sobretudo, o público brasileiro também se interessa por conflitos familiares na dramaturgia. Nesse ponto, as produções asiáticas valorizam muito os dramas familiares em seu cotidiano. Esses dramas revelam uma sociedade mais conservadora nestes países com histórias simples e otimismo.

Aumento do consumo e investimento

Ligadas no aumento da procura por estas produções, as plataformas de streaming estão investindo cada vez mais. Elas estão comprando os direitos de exibição dessas séries e renovando o catálogo. No caso da Netflix, ela passou a produzir suas próprias produções asiáticas. De acordo com a própria Netflix, ela investiu cerca de US$ 500 milhões no segmento. Sobretudo, entre os sucessos asiáticos, é possível citar “Pousando no Amor”, “Primeira Vez Amor” e “The Heirs”. Todavia, “Rei de Porcelana”, “Round 6” e “Hometown Cha Cha Cha” também se destacam.

Caio Oliveira:

This website uses cookies.