Natal: confira 10 curiosidades sobre essa data tão especial

Natal
Curiosidades sobre o Natal (Foto/Reprodução: Natal)

Então é Natal, e o que você fez? Hoje é Véspera de Natal! Um dos feriados mais importantes do ano, onde comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus. E para comemorar essa data tão especial, nós da DabemeTV preparamos uma lista de curiosidades sobre a data, para despertar o espírito natalino dentro de cada um! Também fizemos uma matéria de filmes e séries para assistir com família e amigos na data, e você pode conferir aqui! Vamos para a lista de curiosidades, espero que gostem!

A Origem do Natal

Comemoramos a data dia 25 de dezembro há anos e anos, mas vocês sabiam que nem sempre foi assim? 25 de dezembro só foi instituída a data de comemoração a partir do ano 350 depois de Cristo, quando o Papa Júlio I, bispo de Roma, oficializou a data na igreja Católica. Uma coisa é fato, Jesus não nasceu em dezembro, historiadores chegam a afirmar que Jesus nasceu por volta de abril, quando o clima naquela região era mais ameno. Isso porque dezembro em Israel é muito frio, e não teria como os pastores sobreviverem ao frio andando no deserto naquela época do ano.

Porém, a escolha da data de 25 de dezembro foi feita para coincidir com a festa pagã que celebrava Yule. Essa festividade dava as boas vindas ao inverno. Essa comemoração inclusive, pode ser vista no Especial de O Mundo Sombrio de Sabrina, da Netflix, em que as bruxas comemoram a data. Na série, a festa é chamada de Festa do Solstício.

Comemoração da festa pagã de Yule, em O Mundo Sombrio de Sabrina (Foto/Reprodução: Netflix)

O Papai Noel

O Papai Noel que conhecemos é inspirado em São Nicolau, bispo da Igreja Católica. Ele era um homem que costumava distribuir presentes para as crianças mais pobres, levando alegria e esperança para elas. Por fim, acabou se tornando na lenda do bom velhinho, que nas noites de Natal entrega presentes para as crianças. E outra informação importante é que as cores vermelha e branca do Papai Noel se popularizaram devido à Coca-Cola, em 1930, devido às campanhas publicitárias da empresa.

Uma das primeiras representações do Papai Noel feitas pela Coca-Cola (Foto/Reprodução: Coca-Cola)

O Presépio de Natal

O presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis realizou uma pregação sobre o nascimento de Jesus e montou um cenário para representar. Na imagem, o menino Jesus com Maria, José, envolto em palhas e cercado por animais, virou uma imagem símbolo da data comemorativa.

Presépio de Natal, que representa o nascimento de Jesus

Os Presentes

Os presentes são um dos principais símbolos do Natal. Segundo informações, a origem da tradição se deu ao fato dos Reis Magos levarem presentes para Jesus em seu nascimento: Ouro, Incenso e Mirra. Consequentemente, se tornou uma tradição presentear as pessoas nessa época do ano, como um ato de carinho e afeto.

Presentes são uma das tradições mais antigas e conhecidas do Natal.

Ceia e Velas de Natal

Essas duas tradições têm origens bem parecidas. Segundo histórias contadas pelos mais velhos, as velas eram deixadas expostas em sua janela por um senhor alemão, para que os viajantes tivessem seus caminhos iluminados. Já a Ceia de Natal, diz-se que antigamente era feita às portas abertas, para que viajantes pobres pudessem adentrar às casas e comer junto com os donos das casas. Essas duas histórias se relacionam diretamente à Jesus Cristo, representando sua bondade e amor ao próximo.

Ceia e Velas de Natal são uma tradição antiga com uma história representando bondade e amor ao próximo.

Árvore de Natal e decoração (bolas natalinas e luzes)

A Árvore de Natal, segundo historiadores, surgiu no século 19. Elas inicialmente eram feitas de penas de ganso tingidas de verde que eram presas em galhos feitos de arame. Só em 1930 surgiram as feitas de plástico. Em relação às decorações, antes das bolas natalinas surgirem, as árvores eram enfeitadas com maçãs, nozes e pedras. E as luzes, surgiram em 1882, por um assistente de Thomas Edison. Só em 1890, porém, que começaram a aparecer para o grande público. Antes, a decoração era feita com velas. Imagina o perigo?

Árvore de Natal atualmente.

Apesar do Natal ser universal, cada país tem suas peculiaridades. No Japão, por exemplo, o dia 25 não é feriado, mas é costume das famílias se reunirem para a ceia. Na Austrália, por ser verão, é costume as famílias comemorarem nas praias.

Porém, independente da sua tradição, religião ou crença, que essa data venha trazer coisas boas para você e sua família. Que seja um dia de perdão, amor e reconciliação, que o espírito natalino entre no coração de todos e que venhamos ter um ótimo Natal e um próspero Ano Novo. São os votos de todos nós, da Dabeme TV.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post
Patricia Abravanel

Patrícia Abravanel ajudou na construção da nova grade?

Next Post
Band

Jogo Aberto perde espaço na Band

Related Posts

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais