[ruby_related total=5 layout=5]

Mão de vaca? Globo é detonada por valores pagos a atores em reprises

Mão de vaca
Mão de vaca

Sabe-se que quando uma trama é reprisada em uma determinada emissora, os atores e parte da produção envolvidos na mesma, recebem um valor a mais pela reexibição. Porém um caso curioso surgiu recentemente, a Globo, a maior emissora do Brasil, e a que mais lucra, está sendo acusada de ser ‘mão de vaca’. Vários profissionais que foram contratados pela emissora questionam o valor pago pelos direitos de imagem e direitos autorais, que são considerados muito baixos. E isso se soma ao fato de que agora não são exibidas apenas no Vale a Pena Ver de Novo, agora também há as exibições internacionais, no VIVA ou no GloboPlay.

Segundo informa o site TV Pop, com informações de Flávio Ricco, o caso mais recente da atitude mão de vaca da Globo foi com o ator Felipe Folgosi, que alega ainda ter dinheiro pra receber de exibições de novelas na Globo. Esses valores pagos são diferentes para atores e autores. Segundo o autor Marcílio Moraes, os intérpretes recebem os direitos conexos. Já os valores de direitos autorais são recebidos pelos autores-roteiristas e diretores, conforme a Lei 9610/98. O novelista se movimenta para conseguir receber esses direitos das exibições na TV por assinatura e no streaming.

Não é o primeiro caso de ‘mão de vaca’ da Globo. Em 2020, as atrizes Maria Zilda Bethlem e Elizângela reclamaram do valor pago pelas reprises no canal Viva, chamando o dinheiro de ‘esmola’. Uma das atrizes destacou que recebeu apenas 237 reais e 40 centavos por toda exibição de Selva de Pedra (1986) no VIVA, em 2019.

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais