[ruby_related total=5 layout=5]

Erros e Acertos da Globo em 2021

Erros e Acertos da Globo em 2021
Globo contra pirataria (Foto/Reprodução: Globo)

2021 se findando, e resolvi fazer um compilado de Erros e Acertos de cada emissora, em três matérias especiais, uma por dia. Começando pela emissora líder de audiência, que em 2021 cometeu diversos erros estratégicos, que lhe causaram uma boa queda de audiência. Mas que também fez algumas escolhas certas. Então vamos, para a primeira edição do quadro Erros e Acertos de 2021, com a Globo:

Erros

  • DEIXAR UM LUGAR AO SOL NO ESCANTEIO

Com o avanço da pandemia no começo de 2021 no Brasil, devido à variante Gama, a Globo precisou novamente adiar o retorno de suas novelas totalmente inéditas. E, devido a isso, após o fim de Amor de Mãe e Salve-Se Quem Puder, novas reprises foram escaladas. No horário das nove, Um Lugar ao Sol, foi adiada novamente. Porém, com Pantanal em gravações avançadas, e sendo uma grande aposta, a novela de Lícia Manzo ficou pra escanteio. Um erro grave, e que a Globo está pagando.

A divulgação da novela, por exemplo, começou faltando menos de um mês para a estreia, e nada de divulgação intensa. Isso irritou muitos fãs da novela, chamando-a de tapa buraco para Pantanal. O resultado não podia ser diferente: com falta de divulgação, filtro que incomodou os telespectadores, junto com as constantes mudanças de horário, tornaram a novela a pior da história, até o momento. Acumulando 22.43 de média geral, é a pior da história da faixa, índice ruim até pra faixa das sete.

  • MÁ ESCOLHA DE REPRISES

Com o avanço da pandemia, novas reprises tiveram que ser escaladas. Porém, as escolhas não foram nada agradáveis para os telespectadores. Depois de Amor de Mãe veio Império, que foi rejeitada e fechou com índices bem abaixo do esperado, derrubando a faixa deixada em bons índices por A Força do Querer e Amor de Mãe. Na faixa das sete, a escolha de Pega Pega derrubou os índices ainda mais do que Salve-Se vinha registrando, e Quanto Mais Vida Melhor ainda sofre. Erro grave.

  • ZIG ZAG ARENA

Em uma nova tentativa de emplacar Fernanda Gentil após sua saída do Esporte, a Globo lançou o Zig Zag Arena. Era óbvio que ia dar errado, só a Globo não quis ver. Uma cópia sofisticada do Passa ou Repassa não agradou os telespectadores, e derrubou a audiência do horário, perdendo para o SBT, Record e até pra Band em alguns momentos, sendo encurtado e saindo do ar antes do final.

Acertos

  • NOVA FAIXA DE REPRISES

Cansada de perder para a Record no início da tarde, a Globo decidiu atender um pedido dos fãs, e abrir uma nova faixa de reprises, e deu muito certo. Desde que O Cravo E A Rosa estreou em 06 de dezembro, são raríssimas as vezes que a novela perde, nem que seja em real times para o Balanço Geral. Com o cancelamento de Malhação, essa faixa pode se estender ainda mais e impulsionar a grade, um ótimo acerto e bem estratégico.

Com uma escolha boa de participantes, juntando com o carisma do apresentador, o BBB 21 foi um grande acerto da Globo no ano. Fechando com uma das maiores médias do formato na década, fora o sucesso gigante de repercussão e faturamento, a Globo ficou super feliz com o reality, e tem que ser esperta para que o BBB 22 consiga prender o mesmo público que assistiu fielmente em 2021.

  • CANCELAMENTO DE MALHAÇÃO

Malhação, apesar de ser uma faixa que revelou muitos nomes bons, e que fez história na Globo, já tava na hora de acabar. De vários anos pra cá, somente a temporada de 2017 conseguiu elevar a audiência, enquanto as outras só serviam de escoro no Vale a Pena Ver de Novo, derrubavam a audiência e ajudavam as outras emissoras. Com o fim da faixa, a Globo pode pensar em algo mais inovador, já que o nome ‘Malhação’ em si, já estava bem saturado.

Vocês sugeririam mais Erros e Acertos da Globo nesse ano? Gostaram do quadro novo? Amanhã e quinta voltaremos falando da Record e SBT!

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais