Doramas: pontos positivos e negativos de assistir

Hometown Cha-Cha-Cha faz sucesso na Netflix (Foto/Divulgação)

Doramas: pontos positivos e negativos de assistir. A febre das séries asiáticas não para de crescer, atraindo cada vez mais brasileiros com uma narrativa mais objetiva, poucos episódios e temporadas, além de um enredo envolvente e mais conservador na maioria das produções.

O sucesso das visualizações na Netflix e outras plataformas digitais fizeram com que o mercado crescesse ainda mais e chegasse na Disney, HBO Max e até Apple TV. Antes de tudo, a televisão aberta trouxe os doramas por meio da Rede Brasil e posteriormente por meio da extinta Loading.

Os doramas são dramas asiáticos em formato de série. Os mais famosos recentemente são os sul-coreanos, mas também há forte presença dos chineses e japoneses. Os poucos personagens e um enredo sem muitas delongas faz com que as tramas tenham muita agilidade, algo que o público tem buscado, colaborando para o sucesso deste tipo de produções. No entanto, quais seriam os pontos negativos e positivos de se assistir?

Pontos Negativos dos Doramas

Começando pelos pontos negativos, os doramas até um passado recente traziam muitos protagonistas com relacionamentos tóxicos. Empurrões, depreciação, manipulação e até pegar forte pelo braço ainda são vistos nas produções. Ao invés de romance, muitos personagens principais traziam um relacionamento abusivo.

Outro ponto, dorama vicia. A trama é tão envolvendo que o público fica “preso” e é bem comum “maratonar”, ficando horas assistindo para saber o final da história logo. Por mais que se valorize questões familiares e sociais, as séries asiáticas revelam romances que fogem um pouco da realidade brasileira. Como assim? A idealização do romance como algo perfeito, “lindo” e “maravilhoso”, diminuindo o impacto conflituoso que um casal pode ter e criando uma “utopia” ou “ilusão amorosa”.

É importante ressaltar também a questão da rigidez dos pais com os filhos, tanto na questão do ambiente familiar, como também em questão de resultados estudantis, profissionais e esportivos. Sobretudo, todo este comportamento pode influenciar ou realizar pressão também por aqui, mesmo em uma cultura brasileira tão diferente da asiática.

LEIA TAMBÉM:
Guerra na dramaturgia favorece público na televisão aberta
Round 6 (Squid Game) fenômeno do momento da Netflix é bom mesmo?

Pontos Positivos

Os doramas trazem para o seu público um verdadeiro passeio pela cultura asiática. Seja por meio dos costumes, tradições, culinária, idiomas ou estruturas familiar e social. Também é possível observar pontos turísticos e comparar modos de vida locais com a de quem está assistindo.

Com histórias curiosas, romances conservadores e produções bem diversas, as séries asiáticas conseguem cativar o público e trazer algo novo. É um jeito de produzir que o ocidente influencia, entretanto prefere manter a sua cultura viva.

Os conflitos familiares são bem abordados e ganham muito destaque, mostrando uma sociedade que mantém seus princípios e que o drama está presente em todas as famílias, independente da classe social. As questões sociais são tratadas de maneira muito cuidadosa e abre espaço para que a sociedade discuta o assunto independente do país. As comédias românticas são de tirar o fôlego, engraçadas do tipo “pastelão” e um romance visto de forma diferente, mais ingênuo.

Os dramas históricos permitem ao telespectador conhecer a história do país asiático e o retrato social da época com destaque para a figuração. Contudo, provavelmente o ponto positivo de maior destaque para os doramas é a possibilidade de famílias inteiras poderem assistir sem ter que tirarem as crianças da sala.

Caio Oliveira:

This website uses cookies.