[ruby_related total=5 layout=5]

Benedito Ruy Barbosa ganha novo processo contra o SBT

Benedito Ruy Barbosa
Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original de Pantanal (Foto/Reprodução: Arquivo pessoal)

Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original de Pantanal, ganhou um novo processo movido contra o SBT. E agora a emissora de Silvio Santos terá de lhe pagar um grande valor em dinheiro, que ainda será definido pelo Superior Tribunal de Justiça.

O SBT já havia pago R$ 250 mil a Benedito Ruy Barbosa pelo processo movido, porém desde a época o autor achou o valor baixíssimo, e chegou até a pedir R$ 50 milhões, que foi negado pela justiça. Nesta terça, porém, o STJ acatou o pedido do autor, e uma perícia será feita para decidir o novo valor a ser pago pelo SBT, já que o autor diz que a emissora ganhou muito mais com a exibição em 2008.

“Ele não aduz pura e simplesmente que a perícia é necessária para apurar a indenização devida. Com efeito, as razões do recurso especial aduziram que a realização da prova apresentava-se necessária como forma de dar cumprimento ao que foi definido no título judicial transitado em julgado”, diz parte do processo. “Para que, levando em conta a observação relativa aos lucros percebidos, seja fixado percentual sobre tal verba que sirva de efetiva recomposição dos danos morais do autor.”, finaliza.

Mas, porque Benedito Ruy Barbosa move um processo contra o SBT? Entenda!

Em 2008, o SBT exibiu a versão original de Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa para a falida TV Manchete. Porém, o autor logo entrou com um processo contra a emissora, alegando que a edição da novela apresentada pela emissora, com cortes de cenas e supressão de diálogos, teria atingido sua honra e reputação.

Os cortes feitos pelo SBT na novela seriam devido a danos que as fitas originais tinham sofrido. Foi na mesma época que a Globo adquiriu os direitos da trama para fazer o remake (que está no ar hoje). Bem, o processo movido por Benedito Ruy Barbosa foi negado duas vezes, até um ministro relator do caso dar parecer favorável. Entendeu-se que, apesar de o SBT ter comprado parte da Manchete, seria necessário uma autorização do autor para exibí-la.

Então, em 2009 o autor ganhou o processo contra o SBT, e o STJ decidiu que os direitos de Pantanal são de Benedito Ruy Barbosa, e não do acervo da Manchete.

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais