Guerra na dramaturgia favorece público na televisão aberta

História de Davi será recontada em Reis (Foto/Reprodução: RecordTV)

Guerra na dramaturgia favorece o público na televisão aberta. Globo, SBT e Record estão planejando novidades na teledramaturgia para este primeiro semestre e com estreias muito próximas. As emissora estão disputando cada ponto na audiência para se fortalecerem na concorrência que está cada vez mais acirrada.

Globo

A Globo tem enfrentado baixa audiência com as suas novelas, diminuindo a diferença para as suas concorrentes. “Um Lugar ao Sol”, a novela que está no seu principal horário, sofre para manter baixos 23 pontos de média geral no arredondado. Nem mesmo o “BBB” conseguiu elevar muito a audiência da trama de Lícia Manzo.

No entanto, para tentar recuperar os bons índices, a emissora vai estrear o remake “Pantanal” no dia 28 de março. A trama tem uma ótima fotografia e uma história já conhecida do grande público, o apelo popular é grande. Com isso, a Globo já espera aumentar a audiência e afastar qualquer risco do crescimento de Record e SBT.

Record TV

No caso da Record TV, o investimento está na sua nova novela bíblica, “Reis”. A telenovela que chega com status de superprodução ainda não tem data de estreia, entretanto já se sabe que vai substituir a série “A Bíblia” que já está na parte de “Os Dez Mandamentos” e depois terá a sequência curta de “A Terra Prometida”. Se “Gênesis” fez grande sucesso com a concorrência exibindo reprises, “Reis” vai ter uma vida mais complicada. Além da concorrência com “Pantanal”, terá também de enfrentar “Poliana Moça” do SBT.

LEIA TAMBÉM:
Reis chega para tentar vencer Poliana Moça
Globo aposta no remake de Pantanal para subir na audiência

SBT

Em falar na emissora de Silvio Santos, o canal aposta todas as fichas na novela teen “Poliana Moça”. A direção do SBT espere que a trama consiga dois dígitos de audiência e consiga recuperar por completo o público que assiste suas novelas que foi embora na pandemia. A esperança do canal também está na possível conquista da vice-liderança no horário e ganhar fôlego na disputa com a Record TV em outros horários.

Guerra com Dramaturgia

Antes de tudo, a dramaturgia virou “arma” no jogo de xadrez das emissoras na disputa por audiência. Com o horário nobre cada vez mais disputado, cada ponto faz total diferença, e é isso que Globo, Record e SBT estão disputando. Contudo, quem ganha é o telespectador que poderá escolher entre bons produtos que recebem cada vez mais investimentos.

Poliana Moça não vai resolver todos os problemas do SBT

Poliana Moça não vai resolver todos os problemas do SBT. A nova novela do SBT estreia no mês de abril, a emissora ainda está na dúvida se vai ser no dia 11 ou no dia 18. A produção vai substituir a reprise da novela infantil “Carinha de Anjo”.

O SBT encara “Poliana Moça” como a principal aposta para o ano de 2022 e está investimento muito na trama de Íris Abravanel. No entanto, a novela não vai conseguir fazer com o que a emissora consiga sair dessa enorme crise de audiência que tem enfrentado.

A expectativa do canal de Silvio Santos é que os dois dígitos voltem com a dramaturgia. Caso isso aconteça, vai impulsionar o “SBT Brasil” com o efeito espera e também o restante da grade no horário nobre. Entretanto, os problemas do SBT de segunda a sexta começam às 9:30 da manhã até às 17:00 horas.

Os programas “Bom Dia e Cia”, “SBT Notícias”, “Casos de Família”, “Roda a Roda” e “Fofocalizando” registram baixa audiência. A variação entre 2 e 4 pontos tem afetado a média-dia da emissora, ficando longe da Record e diminuindo a diferença para a Band. Por mais que “Poliana Moça” ajude alguns programas, melhore a audiência geral e traga de volta um público que está afastado da emissora, só isso não vai resolver.

O SBT precisa dar um sinal para o público e para o mercado de que está investindo em sua programação e trazendo novidades que possam atrair o telespectador. Para isso, precisa ir ao mercado para contratações importantes e trabalhar com novos formatos.

Caio Oliveira:

This website uses cookies.